sábado, 1 de agosto de 2009

"Arrependimento"


A Porta do Reino

1. Quando o Evangelho do Reino chega até nós, revelando a pessoa de
YESHUA HAMASHIA
como Senhor, sua obra por nós na cruz e a nossa real condição de pecado, gera em nós um confronto, uma consciência de que é preciso mudança.

" Eu creio Senhor ! Mas agora, o que eu devo fazer ? "

Foi exatamente isso que aconteceu com a multidão em Atos 2 após as palavras de Pedro


At 2:22-36
· Pedro fala sobre Yeshua
· Sua vida, sua obra
· Seus milagres, prodígios e sinais
· Sua morte na cruz
· Sua ressurreição, exaltação
1. · E finalmente termina proclamando que YESHUA HAMASHIA é o Senhor.


Isto gerou fé no coração das pessoas , que perguntaram :

At 2:37
"E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?"

"Ou seja. Você falou sobre o reino de Deus, do senhorio de
YESHUA HAMASHIA , de sua obra por nós e nós cremos. Mas e agora, o que precisamos fazer para entrar neste reino ?"

Pedro então responde indicando a porta de entrada do reino de Deus

At 2:38
Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de
YESHUA HAMASHIA , para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

Para entra no reino de Deus existe uma porta pela qual temos que passar. Ninguém se coloca

sob o governo de Deus sem passar por ela.


ARREPENDIMENTO

BATISMO NAS ÁGUAS BATISMO NO ESPÍRITO SANTO


Esta é a porta do Reino de Deus. É a porta porque está no início de nossa vida cristã. Após passarmos por ela iniciamos nossa caminhada no Reino.

A FÉ não é a porta do reino ( não basta só crer e pronto ), mas é a chave para passarmos pela porta.

Quando o evangelho nos é anunciado, nós exercitamos a fé, cremos em Yeshua e agora vamos passar pela porta e entrar no reino.



( Estas são coisas que determinam o reino de Deus na vida de uma pessoa )


Arrependimento

Precisamos entender bem o que é arrependimento pois estamos cercados de conceitos do mundo e conceitos religiosos que não definem bem a questão.

Já vimos que Yeshua pregava o evangelho do reino, a boa noticia da chegada do reino de Deus no coração das pessoas. ( "reino de Deus está dentro de vós" )

Mas antes de Yeshua, veio João Batista para preparar o caminho do Senhor, para preparar o coração das pessoas para a chegada do Reino.


Qual era a pregação de João Batista ?

Mt 3:1-2
“Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”
v8
"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,"


Como Yeshua inicia a pregação do evangelho ?

Mt 4:17
“Desde então começou Yeshua a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”

Por que Tanto Yeshua quanto João Batista e os apóstolos anunciam primeiro o arrependimento?


Porque o arrependimento está na porta do reino. É algo interior que deve acontecer com a pessoa para que o reino de Deus se estabeleça em sua vida.

Porque isso é necessário?

O problema do homem

Precisamos saber qual é o problema para depois saber a solução do problema. ( Ex.: médico e o diagnóstico )

Qual é o Problema do homem com Deus ?

Gn 3:1-7
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”

Oferta : dar entendimento e conhecimento.

( Adão tinha uma vida perfeita no Éden , até a natureza naquele tempo era mais bela, sem abrolhos nem espinhos. Ele tinha comunhão com Deus, que passeava no jardim na viração do dia. )

Por que isso foi tentador ?
Porque eles quiseram entendimento e conhecimento vindos de uma árvore e não de Deus ?

· Eles já estavam de olho naquela árvore. ( haviam tantas outras de boa aparência e agradáveis com bons frutos ).
· Havia uma atitude interior que fez com que eles desobedecessem.à Independência
· Tendo entendimento e conhecimento eles poderiam ser independentes de Deus.
· Não precisariam mais de Deus e poderiam viver do jeito que quisessem .

Foi assim que o pecado entrou no mundo.

Havia uma atitude interior de independência no coração do homem que foi expressada pela desobediência.

Rm 5:12
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.”

Quando Adão pecou, sua natureza humana se degenerou. O pecado tornou-se parte de sua natureza e também herança de toda a raça humana, pois todos são descendentes de Adão. (Gn 5:1-2)

Rm 5:19
“Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.”

Todos são pecadores, pois todos vem de Adão, logo todos precisam de cura para a esta doença chamada pecado.

O problema de Adão é o problema de toda a raça humana.

O maior problema do homem com Deus não é o que ele faz, mas o que ele é. É a sua atitude interior de Independência de Deus.

Temos que ter este entendimento :

·Pecado : Atitude interior de independência
·Pecados : Atos pecaminosos causados pela independência de Deus

Por causa desta atitude ( independência ) meus atos do dia a dia não vão agradar a Deus. Nem as coisas boas.

·O mal faz parte da natureza do homem.
·Ninguém faz força para falar mal dos outros.
·Ninguém faz força para xingar
·Ninguém faz força para ficar ressentido
·Ninguém faz força para mentir
·Ninguém faz força para criticar , etc.

É suficiente que o homem abandone alguns pecados mais grosseiros como beber, fumar mentir e creia em Yeshua sem resolver seu problema com Deus que é ser independente ?

NÃO ! E o restante : insubmissão, rebeldia, egoísmo, orgulho, irresponsabilidade.


Deus não trata com o homem de maneira superficial, Ele quer atingir a raiz do problema


(Ex.:um médico não receita band-aid para curar úlcera)


Galera visualiza uma árvore no meio destes itens...Ok !!


Rebeldia Ira


Roubo Contenda


Adultério Avareza, Glutonaria


(Atos) (Atitudes)


Independência

Yeshua não veio trazer simplesmente perdão para os pecados. Ele veio trazer solução para o problema do homem. Uma nova vida livre do pecado.
(" ... O machado está posto à raiz das árvores..." )

O que é arrependimento ?


Arrependimento é mudança de atitude . Mudança de mentalidade.

A palavra arrependimento vem do grego metanóia que quer dizer mudança de mente, mudança de atitude interior.

Arrependimento é diferente de remorso

Remorso : sentimento de culpa, inquietação da consciência por culpa ou crime cometido, mordimento e remordimento, bicho da consciência.

Mudamos a nossa atitude interior de independência (e rebeldia ) e passamos a ser dependentes de Deus ( e submissos ).

Temos que ter consciência do nosso pecado. O evangelho começa dizendo que há um Deus irado com o homem. ( Ef 2:1-4 Jo 3:36 )

Antes de sabermos as boas notícias a respeito de Yeshua, temos
que saber as más notícias a nosso respeito.


Há uma doença mortal em nós, pior do que o câncer e que a AIDS , o pecado. E o remédio para ela é o arrependimento.

De que o homem deve se arrepender ?

· De si mesmo. ( sua condição )
· De seu pecado , ( a independência de Deus )
· De seus pecados , ( atos pacaminosos causados pela independência. )

Mudando nossa atitude, mudamos também nossos atos. Se mudarmos somente os atos sem mudar de atitude, continuamos em pecado.


O que o arrependimento produz ?

Deixamos de ser independentes e passamos a ser dependentes de Deus.

Como isso vai funcionar na prática ?
Mudança de atitude como :
· Maridos
· Esposas
· Filhos
. Adolescentes
· Empregados
· Patrões
·Namorados

Agora eu vou depender de Deus , buscar sua direção e obedecê-lo em todas as áreas da minha vida.

Agora a árvore tem sua raiz em outro lugar ( no Senhor ) e vai começar a dar outros frutos.

( Isso não significa que eu nunca mais vou pecar. Se eu começar a agir por conta própria, já estou pecando. )

O arrependimento não é um sentimento de culpa pelo pecado. Este sentimento ocorre quando colhemos as frutos do pecado.
Mas eu fiz isso !!?? ( egoísmo )

Por meio do arrependimento temos nosso interior totalmente mudado e passamos a ter uma atitude correta para com Deus.

Toda pregação de Jesus estava repleta desta mensagem:

·Arrependei-vos !
·É chegado o Reino de Deus ( quem passa a governar agora é Deus )
·Levava o homem a uma transformação interior, a uma atitude de submissão e dependência de Deus.


O que é necessário para se arrepender ?

O que é necessário para se arrepender ( mudar de atitude ) e se tornar um verdadeiro discípulo de Yeshua ?

É Yeshua quem estabelece as condições para isso

Lc 14:26-33
Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a calcular se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.

Quatro coisas são necessárias:

1) Negar-se a si mesmo. (v26)

Não só aos pecados, mas a si mesmo.

2) Tomar a sua cruz (v27)

O que é tomar a cruz ? à perder a própria vida

Mc 8:34-35
E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á.

3) Perder a própria vida

Até hoje quem governava minha vida era eu. Mas agora eu perco a minha vida , pois a entrego a Deus. ( ex: Zaqueu )

Deus só pode governar minha vida se eu a entrego voluntariamente a Ele. ( Devo estar disposto a perder )

A cruz é o lugar onde eu entrego a minha vida ( Yeshua me incluiu na sua morte, estou crucificado com Ele )

4) Renunciar a tudo por Yeshua

Se a minha vida já não me pertence, quanto mais o resto ( Ex.: o Mercador de pérolas, livro o discípulo )

Conversão significa mudança de governo.

Yeshua convida as pessoas para morrer com Ele. Logo " ... já não sou mais eu quem vive, mais Cristo vive em mim"

O Chamado que Yeshua fazia estava associado a algumas condições:

"Se alguém quiser ser meu discípulo..."

E logo vinham as condições. Não eram coisas opcionais para entrar no reino de Deus, mas sim condições.

É essa a mensagem que a Igreja tem pregado ?

O arrependimento com tudo que ele significa e produz está na porta do reino, Logo na entrada. Mas não é isso que a Igreja de um modo geral tem pregado. Anuncia-se um evangelho "fofinho".
·Voltado para o homem
·Voltado para as massas
·Creia e pronto
·Deus vai te abençoar
·Prosperidade

Depois querem estreitar o caminho. Mas quem vai querer perder a própria vida se já lhe ofereceram salvação e vida eterna sem nenhuma condição. Isto enche a Igreja de pessoas religiosas.

O Incrédulo : Não quer dizer necessariamente ateu. É alguém que não tem interesse em Deus. É ele quem governa e controla todas as áreas de sua vida conforme sua vontade. Tem o EU no centro de sua vida. Vive para si mesmo.

O Religioso : É bem diferente do incrédulo. Acredita em Deus, lê a bíblia, ora canta, vai a reuniões, chama Yeshua de Senhor, etc. Mas ainda tem o eu como o centro. Vive para si mesmo. E Deus ? Deus existe para abençoa-lo curá-lo, servi-lo, salvá-lo. É um quebra galho. Este está pior que o incrédulo, pois está se enganando.

O Discípulo : Não vive mais para si, vive para Deus. Toda sua vida está estruturada entorno da vontade de Deus. Yeshua é o seu Senhor. Este experimentou o verdadeiro arrependimento. Yeshua é o centro da sua vida.

O verdadeiro arrependimento tira o homem do centro e coloca Yeshua no centro de tudo.

Que benção é quando uma pessoa compreende o reino de Deus em sua vida. Está sempre pronta para servir, disposta, alegre , tem um coração grato, é submissa.

· Esta pessoa tem problemas ? Tem !
· Ela passa por dificuldades ? Passa !
· Ela pode vir a pecar ? Pode !
· Ela passa por tribulações ? Sim !
Mas em todas estas áreas ela tem vitória completa , pois sua vida esta edificada sobre a pessoa de Yeshua. Ele é o centro. Ele é o Senhor.


É galera para alcançarmos a plenitude de Deus temos que apresentar a Ele um coração arrependido...c não as coisas não flui...renúnciar tudo aquilo que nos afasta de Deus...


Eu tenho uma amiga que gosto muito mesmo amizade de praticamente 15 anos...Só que eu estava percebendoque quando eu estava com ela a florava em mim um desejo de estar junto com ela na caminhada dela a do "mundo" quando ela falava para mim das baladas eu tinha vontade de estar junto com ela...e assim perdia a vontade de estar na congregação, foi muito dificil me separar dela dobrei meu joelho e perdi perdão para Deus por ter tido estes sentimentos de estar onde não é o meu lugar...Hoje tento evitar o máximo de estar na casa dela junto com ela...não que eu virei a cara para ela não...Amo a vida dela e creio que um dia ela caminhara no mesmo caminho que estou...Muitas pessoas me falam que já sofreram tanto na vida que já tem um lugar preparado no céu...rsrs...meu sabe o que vai te levar para o céu um carater limpo diante de Deus um coração em arrependimento se sua vida caminha na verdade ai sim quem sabe tem um lugar preparado no céu....não estou julgando....!!


Eu também estou no processo de arrependimento pois somos falhos....Mas é preciso também reconhecer o que é pecado....Améém....


Shalom ....Deus Abençõe a vida de todos que ler esta palavra.... = )


Tem um Louvor da Fernanda Brum que fala assim...:


/Por te manchado o Teu altar/Eu me arrependo/Envergonhado o Teu nome/Me arrependo/Por impedir o Teu fluir/E por negociar a Tua unção/Me sinto tão arrependidoVem lavar os meus vestidos/Restaurar a minha honra de ser servo/E beijar Teus pés/Beijar Teus pésBeijar/...Me arrependo /Me arrependo / Me arrependo !


SENHOR EU ELLEN ME ARREPENDO POR TUDO AQUILO QUE FIZ E NÃO AGRADOU O TEU CORAÇÃO....TEAMO MEU ABA-PAI....

Nenhum comentário:

Postar um comentário