terça-feira, 20 de outubro de 2009

'Paternidade de D'us'


:.D'us como Pai .:

Cada um de nós traz uma idéia de D'us, de como ele é, como ele reage a nossos atos. Isso é normal antes da conversão, pois vemos deus como alguém distante e não temos comunhão com ele.

Depois que nos convertemos isso muda. Passamos ater comunhão com D'us no nosso espírito e não fazemos mais questão de saber com que Ele se parece.

A idéia que fazemos de D'us é influenciada e está muito ligada com o relacionamento que temos com nosso pai natural.

Tudo na terra representa algo do céu. Um dia tudo que é figura passará e só o que é celestial permanecerá.

· D'us é o Pai. Na terra quem representa D'us é o pai.
· Cristo é o Cabeça. Na terra quem representa Cristo é o marido.
· A família na terra representa a família no céu.

O ideal é que o filho olhando para o seu pai identifique as qualidades de D'us.

· Amor
· Misericórdia
· Disciplina
· Atenção


Mas nem sempre isso é possível. Para uma pessoa que teve um pai duro, bravo, violento, quando falamos que D'us é Pai ela faz a imagem de um D'us violento.

"Se D'us é Pai como o meu pai , eu não quero nada com ele".


O nosso entendimento foi danificado pelo pecado. Muitas vezes não conseguimos compreender as coisas de maneira correta sem deturpar e confundir o sentido original.


Quantos de nós cremos que D'us é amor ?
Quantos de nós cremos que D'us é justo ?
Nós confiamos plenamente em D'us ?


Quando entendemos que D'us é pai e é um pai tremendamente amoroso, que se preocupa tremendamente conosco, este quadro muda.


:.Idéias erradas de D'us.:

D'us legalista

· Não cumpriu a lei à Punição.
· Fica sempre a espera que nos desviemos para nos pegar.
· Se agir certo reverte em bem.
· Se agir errado reverte em mau.
· Fica baseado nos próprios méritos e não desfruta da graça de D'us.

D'us detetive

· Está sempre espreitando tudo.
· Fica de olho em tudo que você faz.
· Associa a presença de deus com a presença de pessoas.
· Quando está sozinho parece que D'us não está vendo.

Deus filósofo

· Fica distante, só pensando. ( inativo )
· Preocupado com as grandes coisas.
· Fazer chover, funcionar o universo, etc.
· É um D'us frio e distante.


D'us carrasco

· Está sempre esperando um erro para nos castigar.
· Quando acontece algo errado diz : "É castigo de D'us".
· Parece que D'us tem prazer em castigar.

D'us bonachão

. Fica lá sentado, só ocupando lugar.
. Não se importa com nada
. Aceita tudo

Estes conceitos errados nos incapacitam de crer plenamente em D'us e de se entregar completamente a Ele.


:.Como é o D'us da Bíblia ?.:

Jo 14:4-10
"E para onde eu vou vós conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Respondeu-lhe Yeshua: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Yeshua: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras."

· Yeshua está dizendo: Eu sou a imagem do Pai.
· Se conhecermos Yeshua conheceremos o Pai.


I Jo 1:1-3
"O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Yeshua Hamashia ."

· A vida eterna estava com o Pai foi manifestada através de Yeshua.
· A nossa comunhão é com o pai e com o filho.


:.A parábola do pai amoroso.:

Procura mostrar o amor do pai e não o erro do filho.
Pródigo à que gasta dissolutamente.


Lc 15:11-32

v12
"O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres."

D'us não obriga ninguém a servi-lo

v17
"Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!"

Caiu em si
·
Quando ele cai na realidade e termina a ilusão.
· Reconheceu seu pecado.
· Reconheceu sua culpa.

v18-19
"Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados."

Se posiciona
· Se Dispõe a ir concertar seu erro.
· Era melhor ser servo do pai do que estar lá fora.

v20
"Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou."

A reação do pai
· O pai o viu de longe ( quando damos 1 passo na direção de D'us, ele já deu 1000 em nossa direção )
· Se moveu de íntima compaixão.
· O abraçou e o beijou.
· Isso mostra o amor de D'us como pai.
· Não lhe lançou no rosto o pecado nem o condenou.

v22-24
"Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se."

O pai o recebe como filho
·
D'us nos recebe da maneira que estamos.
· Não espera por uma mudança nossa para nos aceitar.
· Ele nos recebe e Ele mesmo opera em nós a transformação.

v25-32
"Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças; e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele. Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos; vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado."

A reação do filho mais velho.
·
Não conhecia verdadeiramente o pai.
· Não tinha um relacionamento profundo com o pai.
· Teve ciúme, ficou magoado ( "...esse teu filho..." )
· Mesmo não tendo saído da casa do pai não conhecia o coração do pai.
· Era cheio de justiça própria

Esta parábola mostra o amor do pai pelo que saiu e pelo que ficou. Mostra a bondade de D'us Pai, que quer Ter comunhão com seus filhos.

Gl 4:6
"E, porque sois filhos, D'us enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai."

Rm 8:15
"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!"

Aba Pai à Papai , paizinhoooo ,Paiiiiêêêê .

D'us nos recebe como filhos.Algumas pessoas para compreender isso precisam perdoar seus pais, sabendo que se eles tivessem conhecido o Pai do céu seriam diferentes.

( Se isso não acontecer acabaremos fazendo com nossos filhos da mesma forma que nossos fizeram conosco ) .


Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, shehecheyánu vekiyemánu vehiguiánu lizman hazê.


SHALOM Á TODOS QUE LEREM ESTE POST ...

O MUNDO MUITAS VEZES NOS APONTA COMO BASTARDOS , MAS O ETERNO TE APONTA COMO FILHO PRECIOSO ESCOLHIDO ... VOCÊ É FILHO ! ASSUMA SEU LUGAR ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário